Uncategorized

Engenharia Sustentável

Construir sempre exigiu matéria prima, esta sempre foi retirada da natureza, com o tempo surgiram algumas perguntas: Será que podemos reutilizar o que seria jogado fora? Será que há formas diferentes e mais baratas de fabricar os mesmos objetos? Existe alguma forma de tornar inesgotável alguma matéria prima?

Diante desses e de outros vários questionamentos, a engenharia voltada para a construção começou a se tornar cada dia mais sustentável, mas o que isso significa? A natureza pode até não nos fornecer matéria prima inesgotável, mas pode fazer isso por um tempo muito longo, isso só se dá se ela tiver tempo e condições para repor aquilo que perdeu, é assim que funciona o reflorestamento feito por empresas que usam madeira nos seus produtos, assim se dá a sustentabilidade, quando a fabricação de um determinado produto pode repor ou retirar o mínimo possível o que a natureza oferece. Mas por que fazer isso? A explicação mais rápida é: Sobrevivência. O ecossistema todo trabalha em uma corrente, dependemos de vários elementos desse ecossistema sendo um deles o oxigênio que depende de outras criaturas e reações para existir.

Diante dessa linha de pensamento, líderes mundiais se reuniram e aprovaram leis que estimulam industrias a se preocuparem mais com a sustentabilidade. Tendo este como o tema do meu TCC, resolvi começar a escrever aqui sobre exatamente o meu maior interesse nessa área: A construção sustentável. No próximo post vou falar mais sobre os materiais que hoje já podem substituir alguns antigos e que além de serem mais baratos, prejudicam menos o meio ambiente.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s